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Resumo Histórico da Ordem dos Agostinianos Recoletos

 

Os Agostinianos Recoletos são filhos da restauração católica da segunda metade do século XVI. Nasceram em dezembro de 1588, no seio da Província agostiniana de Castela, com a determinação de instaurar um sistema de vida mais austero e perfeito. A Forma de viver, redigida por Frei Luís de León, foi aprovada pelo Definitório provincial em setembro de 1589, e oito anos mais tarde obteve a confirmação pontifícia. Seus catorze capítulos traduzem e resumem o desejo de maior perfeição, uma intensificação da vida contemplativa e comunitária e uma acentuada ênfase nos aspectos ascéticos da vida religiosa. Os religiosos reformados começaram a praticar esta forma de vida no convento da Talavera em outubro de 1589.

Em 1602, a Santa Sé desligou os cinco conventos reformados da obediência do Provincial agostiniano de Castela e com eles erigiu a "Província de Santo Agostinho dos Frades Recoletos Descalços de Espanha". A província continuava dependendo do Prior geral da Ordem. Sua autoridade, porém, era claramente limitada. O Prior geral não podia modificar seus estatutos, nem visitar seus conventos sem a companhia dos frades reformados.

Três anos mais tarde, em 1605, o segundo capítulo provincial abriu os horizontes missionários aos frades reformados. Esta determinação aperfeiçoou nosso carisma, ajustando-o mais ao modelo agostiniano. Da mesma forma que Agostinho rejeitara a tentação de fugir para o deserto. A Recoleção recusou fechar-se no convento, uniu o "otium sanctum" (ócio santo) ao "negotium iustum" (negócio justo) e aceitou ir ao encontro do desejo da Mãe Igreja que solicitava seu concurso para dar à luz novos filhos para Deus.

Em 1621, a Santa Sé elevou a província ao nível de Congregação religiosa, entregando seu governo a um vigário geral eleito por seus membros. O Prior geral da Ordem dos Agostinianos conservava intacta sua jurisdição, mas a presença de uma autoridade super-provincial dentro da reforma contribuiu para afirmar sua própria identidade e para separá-la da Ordem. Naquele mesmo ano foi celebrado o primeiro capítulo geral, e nele a Congregação foi dividida em quatro províncias. Três tinham seus conventos na Espanha; a quarta, nas Filipinas.

Outras metas importantes conseguidas neste processo de busca e afirmação da própria identidade são a publicação das primeiras Constituições próprias (1631-1637), do Cerimonial (1639-1640), livro muitos importante numa comunidade de tendência contemplativa, e da história geral da congregação (1644).

No início do século XVII, e seguindo o modelo da Recoleção espanhola, surgiu outro movimento reformista entre os Agostinianos colombianos. Em 1604, o Definitório da província de Nossa Senhora da Graça entregou a seus promotores o convento de "El Desierto de la Candelaria" e deu-lhes umas normas de vida substancialmente idênticas às de Frei Luís de León. Em 1616, os Recoletos colombianos, que já contavam com os conventos de Panamá e Cartagena, adotaram a "Forma de viver" da Recoleção espanhola, em 1629 incorporaram-se à Recoleção, e em 1666 passaram a formar a quinta província da Congregação.

No século XIX a Congregação experimenta uma mudança profunda. Os movimentos políticos da Espanha (1835-1837) e da Colômbia (1861) despojaram a Congregação de seus conventos, impediram a vida comum e transformaram-na numa comunidade apostólica e missionária. Durante mais de um século as missões e o apostolado ministerial foram as ocupações quase exclusivas de seus membros.

No começo deste século a Congregação conseguiu sua plena autonomia jurídica. Pelo rescrito de 18 de julho de 1911, a Sagrada Congregação dos Religiosos sancionou sua total independência do Prior geral dos Agostinianos. Um ano mais tarde, 16 de setembro de 1912, São Pio X inscrevia a Congregação no catálogo das Ordens religiosas, concedendo a seu superior o título e as faculdades de Prior geral.